Prostatectomia Robótica

Prostatctomia robótica - robô DaVinci

Prostatectomia Robótica - Uma escolha cirúrgica moderna!

Até recentemente, homens com câncer de próstata tinham poucas opções de cirurgia de próstata. Historicamente, a única opção de cirurgia de próstata era a prostatectomia aberta, envolvendo grandes incisões e recuperação lenta. Usando este procedimento, toda a próstata é removida com risco de perda excessiva de sangue, infecções pós-operatórias, internações prolongadas e dor considerável. Após a prostatectomia aberta, a atividade do paciente fica limitada e muitas vezes resulta em perda do controle da bexiga e da função sexual, devido à ruptura do delicado plexo dos nervos ao redor da próstata.

Tratamento do câncer de próstata através da prostatectomia

Nas duas últimas décadas, houve uma melhora revolucionária na tecnologia médica cirúrgica com grande impacto no tratamento do câncer de próstata e na prostatectomia. A mais famosa prostatectomia robótica disponível atualmente envolve o Sistema Cirúrgico da Vinci, fabricado pela Intuitive Surgical. A prostatectomia robótica está ganhando popularidade como um tratamento de câncer de próstata menos traumático e minimamente invasivo. A prostatectomia robótica da Vinci permite aos cirurgiões superar muitas das deficiências tanto da prostatectomia aberta quanto da prostatectomia laparoscópica .Atualmente, mais de 90% das Prostatectomias Radicais nos EUA são Robóticas.

Um procedimento cirúrgico minimamente invasivo, chamado prostatectomia robótica, usa instrumentos robóticos finamente controlados para realizar a prostatectomia com segurança, com melhora na recuperação e no resultado do paciente. Sentado no console cirúrgico da Vinci, o cirurgião realiza a prostatectomia robótica controlando o dispositivo que consiste em câmeras de alta resolução e instrumentos cirúrgicos. Alimentado por tecnologia robótica de última geração, seus movimentos de mão são escalonados, filtrados e perfeitamente traduzidos em movimento preciso.

Ao contrário da cirurgia laparoscópica, os instrumentos do Sistema Cirúrgico da Vinci utilizados na prostatectomia robótica podem girar em todas as direções com 90 graus de articulação e 7 graus de liberdade. Durante a cirurgia de próstata robótica, o robô da Vinci fornece ao cirurgião uma melhor visualização, destreza e precisão em comparação com a cirurgia aberta ou laparoscópica, permitindo a operação através de incisões de 1-2 cm. Isso permite que o cirurgião realize movimentos controlados pelo computador e uma prostatectomia robótica mais precisa e minimamente invasiva. Durante o tratamento do câncer de próstata, os delicados nervos da próstata dos pacientes, que controlam a bexiga e a função sexual, são poupados. A prostatectomia robótica alcança os mesmos ou melhores resultados de tratamento do câncer de próstata do que as próprias mãos de um cirurgião em cirurgia aberta ou laparoscópica.

Prostatectomia Robótica oferece os seguintes benefícios potenciais em comparação com a cirurgia aberta:

Taxas de margens cirúrgicas positivas semelhantes

Retorno mais rápido da função erétil (sexual)

Melhor chance de retorno da continência urinária em 6 meses

Menos perda de sangue ou necessidade de transfusão

Menor risco de complicações

Menor risco de infecção de ferida

Internação hospitalar mais curta

Menor chance de readmissão hospitalar

Menos dias com cateter

Menor risco de trombose venosa profunda

Prostatectomia Robótica oferece os seguintes benefícios potenciais em comparação com a laparoscopia tradicional: