O que é a Urologia?

A Urologia é uma especialidade cirúrgica da medicina que trata do trato urinário de homens e mulheres e do sistema reprodutor dos homens (testículos, epidídimos, ducto deferente, vesículas seminais, próstata e pênis). Para se tornar um urologista são precisos seis anos de formação em medicina, dois em cirurgia geral e mais dois em urologia. Os órgãos estudados pelos urologistas incluem os rins, ureteres, bexiga urinária, uretra e os órgãos do sistema reprodutor masculino.​

O que faz um Urologista?

A Urologia é uma especialidade cirúrgica da medicina que trata do trato urinário de homens e mulheres e do sistema reprodutor dos homens (testículos, epidídimos, ducto deferente, vesículas seminais, próstata e pênis). Para se tornar um urologista são precisos seis anos de formação em medicina, dois em cirurgia geral e mais dois em urologia. Os órgãos estudados pelos urologistas incluem os rins, ureteres, bexiga urinária, uretra e os órgãos do sistema reprodutor masculino.

O que é TiSBU

O urologista Titular da Sociedade Brasileira de Urologia(TiSBU) é um médico especialista que se submeteu a um rigoroso exame de qualificação. Para ter direito a este título, o médico necessita, além de prestar o exame, cursar dois anos de Residência Médica em Cirurgia Geral e três anos de Residência Médica em Urologia.

Os hospitais onde a Residência Médica for realizada devem ser credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica, um órgão do Ministério da Educação (MEC). No exame o candidato realiza uma prova escrita, uma prova oral e apresenta um trabalho de pesquisa. Portanto, se você for atendido por um urologista portador do Título de Especialista da SBU ele é um TiSBU e tem qualificação para exercer a urologia com competência.

Fonte: Sociedade Brasileira da Urologia (SBU)